segunda-feira, 21 de junho de 2010

José Saramago Morre aos 87 anos

Gosto muito desse vídeo... É minha homenagem ao grande escritor.


Com os jogos da Copa do mundo, toda aquela alegre euforia, pensei em postar sobre a morte dia 18(sexta feira passada), do escritor José Saramago.
Minhas desculpas Zé. Sei que hoje  você deve estar no Céu bem feliz, já que seus irmãos Tugas, enfiaram 7 gools na Coreia do Norte. Cá pra nós Zé, você andou usando de suas influências aí em cima? Ando bem desconfiada pois, pois... Alegre-se por hoje, porque com o Brasil não vai ser assim não. Ouviu,  opsss.... Leu bem Zé?
Certa vez assisti no sesc, uma ensaio da peça " A 2ª vida de Francisco de Assis ".Um enfoque do escritor sobre uma nova teologia.
Na peça, é retratada  uma outra versão de vida  à Francisco, nada parecida com a sua 1ª passagem na terra.
Em sua 2ª vida, Francisco não é recebido na igrejinha simples, hoje transformada numa luxuosa sala de reunião( como a do plenário em Brasília).
Aqueles companheiros de outrora, deixaram de fazer doações de tudo aos pobres. Nessa 2ª vida, eles apenas governam, geram riquezas, fazem discursos políticos, e distribuem aos pobres uma mísera parte do que arrecadam... Uma cesta básica, uma bolsa família...
A parte substanciosa, "O recheio do bolo", engorda o patrimônio dos atuais  "bonzinhos...", muito longe do ideal Franciscano, que era baseado no voto de pobreza.
Algum tempo depois, vi no cinema o filme "Cidade de Deus",  baseado em sua obra.
E de tudo que lí, o que mais me tocou foi o conto do videozinho acima.
Fique em paz Zé, e diga à Deus que mando um beijo especial para ele. SMACKKKKKKKKK...

Marcadores: , , , , , ,